Aniversário do blog...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

JOANINHAS A VOAR CADA VEZ MAIS ALTO!!! - 26 de Fevereiro

JOANINHAS A VOAR CADA VEZ MAIS ALTO!!!
As Joaninhas estão num projecto da Arisco, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas. Este projecto chama-se AVENTURA NA CIDADE.
Hoje realizaram a sessão zero.
Escolheram-se os grupos, através de um sorteio. A professora distribuiu etiquetas com o nome de três animais diferentes, cada criança ficou com uma etiqueta. Os animais eram: macaco, cobra e ouriço.
Todos ficaram no chão, através de sons e gestos tentaram dar a conhecer o nome do animal que lhes tinha saído e, ao mesmo tempo iam agrupando-se. Era proibido falar.
Assim chegámos a constituição das equipas.
De seguida, realizaram um jogo chamado "CROCODILOS".
Material: Uma cadeira por jogador
Objectivos: Trabalhar a resolução de problemas; promover a cooperação e o trabalho em equipa.
Descrição: Cada jogador tem uma cadeira. Pega nela e coloca-a onde quiser, dentro do espaço definido para o jogo. é então dito pela professora que esse espaço é um imenso mar onde vagueiam muitos crocodilos. Para não serem comidos os jogadores deverão assim subir para cima do seu tronco (cadeira). A única forma de saírem ilesos da situação é conseguirem juntar todos os seus troncos (cadeiras) de modo a formarem uma jangada. Deste modo, a tarefa do grupo é a de, sem porem os pés no chão, formarem uma fila de cadeiras. Para que a tarefa seja mais desafiante poderá ser dito que os crocodilos ficam especialmente agitados com o barulho, pelo que os jogadors não deverão falar nem arrastar cadeiras. Caso isto aconteça a professora deverá retirar a cadeira ao jogador em causa, permitindo-se que este suba rapidamente para a cadeira de outro colega, continuando assim em jogo. Foi proposto que a fila formada no final estivesse por alturas.
Temas de Reflexão:A cooperação V.S. o individualismo; o cumprimento de regras; a dificuldade de comunicar não verbalmente; a importância da inter ajuda para uma resolução mais eficaz dos problemas.
No final, aquando da reflexão, as joaninhas concluiram que:
a) Para terminar o jogo com sucesso, foi importante pensar na forma como se faziam as passagens nas cadeiras, criar e respeitar as regras;
b) Foi muito importante ser amigo, ajudar sempre os colegas para não cairem aos crocodilos, ou seja; trabalhar em grupo, funcionar sempre como uma verdadeira equipa.
PARABÉNS JOANINHAS LINDAS!
Aqui partilhamos alguns dos momentos vividos, nesta sessão zero.
É já na próxima 5ª. feira, que as joaninhas começam a jogar. Nem imaginam como elas estão curiosas!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Estas imagens são a prova que se divertiram muito,até eu me diverti.
È um jogo educativo e muito engraçado.
AGORA FORÇA PARA VOAREM BEM ALTO
BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
BOA SORTE A TODOS

Anónimo disse...

O jogo de ontem foi bonito

Anónimo disse...

estao bastamte bem ,continuem assim!!

Anónimo disse...

Dá gosto ver a alegria destas crianças.
Parabéns a quem sabe proporcionar estes momentos tão bons.